quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

9º dia - Ollantaytambo

Saindo de manhã para procurar algum passeio, decidimos que iríamos ficar na cidade para conhecer as Salineras de Maras e o complexo arqueológico de Moray.  Eu, Alexandre e as esposas ficaríamos e o restante do pessoal iria para Cuzco visitar as igrejas e voltariam à tarde.  Bruno seguiu para Arequipa e de lá seguirá sua viagem solo. Ítalo e Lúcia iriam para Cuzco e de lá voltariam para o Brasil.

O caminho até Moray é muito bonito e é um passeio imperdível.  O complexo arqueológico de Moray é composto por vários terraços circulares.  Esses terraços, por sua profundidade, geram uma diferença de temperatura e pressão que possivelmente foram utilizados pelos Incas para estudar os efeitos dessas diferentes condições climáticas no cultivo de vários produtos agrícolas. Dessa forma, eles conseguiam descobrir qual alimento se adaptava melhor a certa altitude.  Lá também possuía um avançado método de irrigação.

As Salineras de Maras se localizam a poucos quilômetros de Moray.  O sal é obtido pela evaporação da água salgada de um córrego local subterrâneo.  A água salgada passa por um sistema de vários canais que caem em centenas de "piscinas".  A água evapora por causa da incidência do sol, o sal precipita e permanece no fundo dessas piscinas, possibilitando a extração.  Nesta época não é possível presenciar a extração de sal por causa das chuvas.

Voltamos para Ollantaytambo às 16hs.  Decidimos descansar um pouco antes de sair novamente.  A chuva começou e nos possibilitou sair do hotel só à noite. Jantamos e voltamos para o hotel. Amanhã iremos para Puno.

Distância do dia: - km

Total R$ 310,00

Total Geral R$ 3176,00

Um comentário:

1. Carlos e demais, parabens pela viagem!!! As fotos e o relato estão incriveis!!! Morrendo de inveja, Flávio Penido - Gte. do Banco do Brasil.