terça-feira, 15 de janeiro de 2013

21º dia - Ingeniero Guillermo Juárez (ARG) / San Estanislao (PY)

Tomamos um café muito ruim antes de seguirmos em direção ao Paraguai.  A ideia era chegar pelo menos até Asunción (Paraguai).

O restante da ruta 81 também está em excelente estado, apenas deve-se ter cuidado com os animais e com os poucos lugares para abastecer a motoca...

Seguimos nesta rodovia até chegar próximo à cidade de Formosa.  Aqui mudamos para a ruta 11 na direção Norte.  Essa estrada é bastante movimentada, com muitos caminhões e veículos leves.  Seguimos sem problemas até chegar na Fronteira...

Para se fazer a aduana deve-se atravessar a fronteira.  Tudo fica do lado paraguaio.  Ao descer da moto fomos cercados por dezenas de cambistas nos oferecendo a moeda local.  O real aqui é muito mais valorizado que a moeda argentina...

Carimbamos nossa saída no guichê argentino e passamos para a fila da aduana paraguaia.  O rapaz carimbou meu passaporte e disse que eu já poderia seguir viagem.  Perguntei da moto e ele me disse que não precisava fazer mais nada... Quando saí do guichê percebi que o Radan estava em outra fila.  Fui lá saber o que estava acontecendo e ele me disse que um dos cambistas que estava "ajudando" disse que ele deveria passar naquela fila.  Lá era da polícia civil paraguaia.  Eles queriam que o Radan fizesse o seguro da carta verde. Aqui começou a chatice...

O cara tentou me convencer que eu deveria fazer o seguro e eu dizendo que não precisava.  Ele me mostrava uma via da carta verde e eu disse que o Paraguai estava suspenso do Mercosul e que por isso a carta verde não valia mais nada.  Ele ficava me mostrando no verso do seguro que aparecia o Paraguai e eu disse que ele estava com uma guia velha.  O cara foi ficando bravo comigo e querendo saber de onde eu tinha tirado essa informação.  Eu disse pra ele que bastava acessar a página do Mercosul para ver que o Paraguai estava suspenso.  Ficamos nesse imbróglio por quase meia hora.  Nisso a concentração de pessoas ao redor de todos nós foi só aumentando...

Na verdade o cara não queria que eu fizesse o seguro, já que este seguro deveria ser feito na cidade, a quilômetros de lá... Ele queria era dificultar minha entrada até que eu oferecesse algum tipo de vantagem... Quando ele percebeu que desse mato não sairia cachorro, ele apelou e disse que não registraria nossas motos e que se fôssemos pegos pela fiscalização teríamos as motocas apreendidas.  Como tinha recebido a informação do cara do guichê que não precisava registrar a moto eu estava tranquilo... Saímos rápido da muvuca e pegamos a estrada sentido Asunción.

Chegamos na cidade sob um calor infernal, com os termômetros das ruas marcando 40ºC.  Mas a sensação térmica era muito maior por causa da umidade... Como conseguimos rodar bem hoje por causa das excelentes rodovias argentinas, apesar do tempo perdido na aduana, chegamos em Asunción às 15:00hs.

Decidimos então rodar mais um pouco para encurtar a viagem de amanhã.  A melhor alternativa era San Estanislao, a aproximadamente 150 km de distância, e que aparentava ser uma cidade com um pouco mais de infraestrutura.  O que não prevíamos era o clima feio que pegamos pela frente...

A chuva só se aproximava e o vento lateral trouxe bastante dificuldade no trajeto... Houve vezes que a moto chegou a trocar de pista por causa do vento forte...Graças a Deus não tivemos problema... Chegamos na cidade ainda durante o dia...

A estrada no Paraguai, pelo menos até agora, está em excelentes condições.  Achei que pegaria coisa ruim mas até agora estou me surpreendendo...

Distância do dia: 737 km

Jantar R$ 46,00

Total R$ 228,00

Total Geral R$ 6623,00

Fotos com data na parte inferior direita são de autoria do casal Túlio e Lú.