quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

15º dia - Tacna (PE) / Iquique (CH)

A aduana fica bem próxima à Tacna, cerca de 35 km.  Gastamos menos de 30 minutos entre a cidade e a fronteira.  O procedimento é parecido com os outros mas desta vez a autoridade solicitou que abríssemos os bauletos, nada que atrapalhasse nosso cronograma.  É interessante que ainda existe um desconforto entre esses países, resquício da chamada Guerra do Pacífico, que pode ser notado pela extensa área fronteiriça repleta de minas explosivas...  Vale ressaltar que quando se passa do Peru para o Chile, se perde 2 horas do dia, saindo de -3h para -1h (horário de Brasília).  Saímos do Peru mais ou menos 10:30h e em menos de 1 minuto, tempo que se gasta para chegar na outra aduana,  já eram 12:30h...

Fomos em direção a Arica para abastecer e almoçar.  No meio do caminho passamos pelo acampamento do Dakar.  O pessoal iria chegar lá por volta das 17:00hs.  Passamos por vários pontos de controle do Dakar pela estrada mas sempre estávamos adiantados em relação a eles. Acho que dessa vez não veremos ninguém...

Como tínhamos a informação da distância entre Arica e Iquique (mais ou menos 310 km) e que entre as cidades não havia abastecimento, eu e o Radan providenciamos combustível adicional (2 litros cada) para conseguir concluir o percurso.  Essa gasolina foi a conta para chegarmos até Iquique...

A paisagem continuava a mesma, deserto por todo lado mas com alguns oásis... Chegamos em Iquique ainda durante o dia, apesar de ser mais de 18hs... O visual da descida é impressionante, saindo de uma altitude de 1103 metros para 0 em aproximadamente 15 minutos...  As placas para orientar a população sobre a fuga em caso de tsunami também nos surpreendeu...

Tivemos dificuldade em achar um hotel que coubesse no orçamento de todos e a escolha não foi lá das melhores, além de ser um dos mais caros em que hospedamos até agora...  Pelo menos era limpinho...rs

O pessoal estava cansado e foi procurar algo para comer perto do hotel.  Eu, Alexandre e as esposas decidimos procurar algum restaurante próximo à praia.  Comemos muito bem e depois fomos passear pelo calçadão da praia de Cavancha.  Ficamos impressionados com a quantidade de crianças brincando na orla, mesmo sendo quase 1 hora da manhã.  Parece que o dia aqui começa mais tarde...rs

Amanhã iremos à Zona Franca tentar comprar alguma coisa...