sábado, 12 de janeiro de 2013

18º dia - San Pedro de Atacama

Acordei cedo para tomar banho e descobri que não havia água. A cidade possui racionamento de água, desligando o sistema durante a noite. Só esqueceram de nos avisar... Para completar, estava marcado para a van nos pegar na porta do hotel às 4 da manhã. Ficamos esperando quase 1 hora até que a bendita aparecesse. A guia se desculpou mas...

Chegamos aos geisers junto com as outras excursões, graças ao pé pesado do motorista... O lugar é fantástico mas dessa vez a mãe natureza não ajudou. Como estava meio quente (6º C), a água não saia com tanta pressão e não conseguimos ver os grandes jatos de água...

Voltamos ao hotel por volta das 13 horas e fomos almoçar. Depois fomos até a aduana para ver se existia a possibilidade de se dar saída na documentação hoje para poder viajar bem cedo amanhã, já que a aduana abre às 8:00hs e a fila geralmente é grande. Nos foi dito que esse procedimento não poderia ser feito. Fomos abastecer as motos e voltamos para o hotel...

Saímos às 16hs para as Lagunas. A Laguna Cejar é chamada de "Mar Morto sul-americano" por causa da alta taxa de salinidade da água. Ela está rodeada por formações de cristais de sal que podem machucar aqueles que se aventuram descalços. Por causa da concentração de sal, quando se mergulha nela não afundamos. Depois fomos para os olhos do salar, dois poções que se encontram um junto do outro, de água com uma menor concentração de sal, alimentados por águas subterrâneas. Por fim nos deslocamos para a Laguna Tebenquiche onde fizemos um lanche e tivemos a oportunidade de apreciar um fantástico pôr do sol.

Quando voltamos para o hotel nos foi avisado que havia acontecido um incidente com a moto do Alexandre: Uma caminhonete, ao dar ré, bateu na moto do Pepe que estava com a parte traseira fora dos limites da garagem... Esta tombou, caindo sobre a moto do Alexandre que acabou indo pro chão. Resultado: tanque amassado, setas quebradas e várias escoriações na bolha, motor, pedaleiras, entre outros... O rapaz do veículo estava bastante chateado com a situação e se prontificou a consertar... Ele fez um pequeno adiantamento em dinheiro (não paga nem as setas) e passou seus dados pessoais para que o Alexandre entre em contato quando fizer o orçamento das peças.  Pelo menos a moto não estragou nada que pudesse imobilizá-la...

A ideia era sair cedo para pegar a aduana sem fila mas agora teremos que, pelo menos, ajeitar as setas da moto para continuar a viagem...

Amanhã já dormiremos na Argentina.