quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

8º dia - Machu Picchu

Ainda estava à noite quando saímos em direção à estação de trem.

Existem 3 tipos de trem que fazem o trajeto até Machu Picchu.  O que escolhemos (Expedition, na faixa de 50 dólares), um intermediário (Vistadome, na faixa de 75 dólares) e outro com serviço de bordo (Hiram Binghan, por 367 dólares).  As acomodações do trem que escolhemos são boas e a temperatura lá dentro estava bem agradável.  O problema é que fomos no primeiro vagão e o cheiro do diesel da locomotiva incomodou um pouco.

Chegando à Águas Calientes nos direcionamos ao local onde se vende os ingressos do parque.  Como chegamos cedo, não havia fila e a compra foi tranquila e sem demora.  O problema é que só aceitam moeda local e algumas pessoas não possuíam soles... Saímos para fazer cambio e depois fomos agilizar a passagem de ônibus entre Águas Calientes e Machu Picchu.

A subida demora entre 15 a 20 minutos e a concentração de pessoas na porta do parque já era grande, isso porque eram apenas 9 horas da manhã.  Machu Picchu é um lugar único, mágico, inesquecível.  Não irei falar sobre o local pois na internet está cheio de explicações...Só uma dica: se pretende fazer o passeio alternativo até o Portal do Sol, faça no começo da manhã.  É o local mais alto e mais distante do parque, consumindo mais de 1 hora ladeira acima. O visual vale qualquer esforço.

Saímos do parque às 16h para tentar comer algo.  Os restaurantes e lanchonetes do parque são de arrancar os olhos.  Paguei R$ 20,00 numa coca de 600 ml.  Decidimos então descer para Águas Calientes e comer em um dos vários restaurantes do local.

Nossa passagem de volta estava marcada para 21:30h.  Chegamos em Ollantaytambo quase meia noite e fomos para o hotel descansar.  A ideia amanhã é fazer um passeio curto pela cidade e sair de volta para Cuzco.

Durante o passeio discutimos sobre os próximos locais que iremos passar e decidimos alterar drasticamente o roteiro.  Não passaremos mais pela Bolívia.  Sairemos do Peru pelo Chile e depois pela Argentina e Paraguai, até chegar à Campo Grande.  Dessa forma não iremos mais à Lima.  Voltaremos à Cuzco e depois para Puno, Arequipa e Tacna, antes de entrar no Chile.

Distância do dia: - km

Total R$ 582,00

Total Geral R$ 2866,00

Um comentário:

1. O relato tá muito legal! As fotos, então, vixiiiii!!! Continuem com uma ótima viagem. Abraços!