terça-feira, 5 de janeiro de 2010

16º dia

Saímos cedo para tentar chegar durante o dia em San Pedro. Até então não entendia como percorrer 600 km poderiam demorar mais de 11 horas, como o pessoal do XT tinha nos alertado...O detalhe é que se para tanto para tirar fotos que se esquece do tempo...

Saímos de Salta por uma rota alternativa, passando pela serra ao invés de pegar a autopista. Não sei se isso fom bom ou ruim....A paisagem é maravilhosa mas a estrada é complicadíssima...A estrada tem 90 km, dos quais 50 são de pista simples de apenas 4 metros de largura e desses, 30 são de curvas bem fechadas. Para se ter uma idéia da dificuldade de se andar nela, você tem que buzinar a cada curva pois não se sabe se outro veículo vêm em direção contrária. Se dois veículos se encontrassem, um dos dois tem que sair fora da pista...Gastamos mais de 1:30 hs para rodar esse trecho...O Detalhe é que toda a pista fica na encosta da serra...Você tem a sensação que vai cair a qualquer momento...

Abastecemos em Jujuy e fomos até um posto no meio do nada, próximo a cidade de Susques. Encontramos com um grupo de São Paulo que também estavam indo em direção à San Pedro. Enquanto esperávamos nosso almoço conversamos bastante e como eles já tinham terminado, sairam primeiro que a gente...

Depois de rodar 160 km sem ver ao menos uma vila, chegamos no último posto de gasolina em território argentino. Abastecemos e colocamos as roupas de frio pois a temperatura já tinha caído bastante...

Setecentos metros depois do posto fica a aduana argentina. Gastamos uns 20 minutos para regularizar a saída. Um dos policiais nos alertou que se ainda estívessemos na cordilheira após as 17:30 hs teríamos problemas sérios com o frio intenso...Isso já era 15:50 hs.

Depois disso só pensávamos em chegar... Não tiramos mais nenhuma foto...O pior era o vento lateral que não deixava a moto andar....Para complicar, a dor de cabeça começou e frio chegou pra valer...Já não sentíamos os dedos das mãos e dos pés...O medo de não conseguir chegar era cada vez maior...Quando vimos a placa que faltava apenas 30 km para chegar a tranquilidade voltou e quando começamos a descer a cordilheira e a temperatura voltou a subir a empolgação cresceu...

Nos últimos 15 quilometros de percurso saímos de uma altitude de 4600m para 2470m. O ouvido está zunindo até agora...rsrsrrs

Chegamos na aduana chilena junto com o pessoal de São Paulo...Fizemos os trâmites legais e fomos procurar um hotel...A cidade só tem umas 10 ruas e não se pode andar de veículo na maior parte delas...Achamos uma pousada mais ou menos, mas muito cara (68 dólares)....Alías tudo para se comprar aqui é muito caro....Acho que o pessoal aproveita a quantidade de turistas para enfiar a faca...Uma cerveja em lata custa 2 mil pesos chilenos, o que equivale a 4 dólares...

Fomos a uma empresa de turismo e reservamos um passeio aos geisers amanhã às 4:30 da madruga...O passeio vai até meio dia...

Fomos jantar e depois voltamos para a pousada...Vamos descansar um pouco para acordar cedo amanhã...

Vale ressaltar que o trecho Salta/San Pedro foi um dos lugares mais bonitos que eu já passei. Gostaria de agradecer a todos que nos sugeriram vir até aqui....Foi o melhor lugar de toda a viagem....

Distância do dia: 580 km

Total R$ 166,00

Total Geral R$ 2688,00

Olha a estradinha

A placa de sinalização da estrada (Fonte: Editora Abril)

Começando a ver a cordilheira