sábado, 2 de julho de 2011

4ª aula - Curso Piloto de Parapente

A aula neste sábado foi no período da manhã. O vento estava fraco mas dava pra treinar reversa. Senti grande dificuldade para inflar a vela pois eu precisa correr mais para que ela subisse e jogar o peso sobre a selete não estava fazendo efeito. Depois o instrutor me falou porque isso estava acontecendo: a) A vela era para um peso maior que o meu, dessa forma eu estava leve demais para a vela, não conseguindo inflá-la forçando meu peso na selete e b) ela era uma DHV 2, que necessita de mais velocidade para inflar. Ele fez isso para que eu percebesse a importância de se utilizar um equipamento correto tanto para meu peso quanto para minha experiência de voo.

O instrutor solicitou que eu treinasse a inflagem alpina. Depois dos exercícios ele perguntou se eu queria treinar no morrote. É claro que minha resposta foi positiva. O treino no morrote é importante pois é lá que treinamos a decolagem e o pouso. Esse convite para treinar no morrote foi muito importante para mim pois mostra que o instrutor está percebendo minha dedicação e entusiasmo no treinamento. Geralmente se leva de 2 a 3 meses para começar no morrote...

Coincidentemente ou não, foi só subir para o morrote que o vento começou a ficar muito forte...Foi a primeira vez que senti o vento dessa forma no treinamento.

No primeiro salto, a vela brincou comigo, me levando para onde ela queria. O instrutor me disse que isso aconteceu porque não posicionei a vela corretamente contra o vento e na hora da decolagem sai com vento lateral. Além disso não atuei ativamente nos comandos da vela.

No segundo já comecei a pegar o jeito do negócio. O instrutor me passou outras dicas de posicionamento pois estava freando demais, mas desta vez a vela já foi onde eu quis.

Na terceira tentativa já obtive meus primeiros 4 segundos de voo livre...Depois que o instrutor me orientou para que eu sentasse na selete, tive a sensação de que esse curso é o que eu realmente precisava. A sensação de estar voando é indescritível. Pena que o tempo do treino estava chegando ao fim...

Esse foi meu último salto do dia. Tive a instrução de como dobrar a vela com vento forte e sozinho...Valeu a experiência.

Agora saio de férias e só volto na última semana de julho...É segurar a ansiedade e economizar o máximo possível para começar a comprar os equipamentos no mês que vem...Mais uma vez deixarei a motoca parada em casa para viajar com a família de carro. A bixinha já está ficando com saudades de viajar...Fazer o quê, família em primeiro lugar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário