domingo, 21 de agosto de 2011

Curso de SIV em Brasília

Em setembro será realizado pela segunda vez em Brasília o curso de SIV (Simulação de Incidentes em Voo), organizado pelo Instrutor Jorge da escola Flysafe e ministrado por Kurt W. Stoeterau, instrutor e autor dos livros "Voando com Ciência, Voando com Consciência" e "Manual do Parapente Obediente", considerado um dos mais experientes do Brasil na modalidade.




















O curso, também chamado de Curso de Pilotagem e Segurança, será realizado sobre o Lago Paranoá e, de acordo com o próprio Kurt, "foi feito para resolver problemas de desobediências dos parapentes em situações mais extremas". Para realizar as manobras o piloto é puxado por uma lancha até chegar em certa altitude, utilizando um sistema de acoplamento/desacoplamento desenvolvido pelo próprio instrutor.

No curso, para ganhar altitude o piloto é puxado por um barco, que é conectado à selete por um conjunto de fitas com um sistema de acoplamento/desacoplamento desenvolvido pelo Kurt, como mostra a imagem abaixo.


Barco utilizado para puxar o piloto


O curso visa o entendimento, a experiência e o desenvolvimento do piloto nas seguintes configurações que o voo num parapente pode assumir:

1 - Voo com colapso
2 - Voo dinâmico
3 - Voo para trás
4 - Estol
5 - Voo acrobático

O curso é realizado com os equipamentos do próprio piloto. Dessa forma ele poderá conhecer melhor seu parapente e agir de maneira correta e consciente quando uma pane acontecer ou até reagir de forma ativa para antecipar um potencial colapso.

Lancha do Corpo de Bombeiros do DF



Vídeo de piloto acionando o reserva



Também será realizado no mesmo período o Curso de Meteorologia Aplicada ao Voo Livre, sobre meteorologia, aerologia, dinâmica de voo, etc. Como ainda não posso fazer o curso de SIV, irei aproveitar a oportunidade para fazer este curso de meteorologia.

Curso 2010





Imagens cedidas pela FlySafe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário